domingo, 8 de fevereiro de 2009

A mensagem pascal

O mestre de Nazaré tinha o objetivo de anunciar o plano da salvação a toda a humanidade. O Evangelho, o Cristo, proclamava a Boa Nova do Reino de Deus a todos os irmãos judeus. Evidentemente, que a salvação promovida por Jesus perpassou pelo crivo da cruz e pela ressurreição. Este último desenvolveu-se por questões de linguagem em que se estende por “ressurreição”, “exaltação” e “vida”. O termo ressurreição quer dizer “estar de pé” ou “despertou”. Independentemente, os termos dizem respeito a Jesus como autor da ressurreição e que ainda permanece ressuscitado. A ação que se realizara no passado ainda se realiza no presente. Cristo, com a ressurreição, se torna o primogênito dentre os mortos. É Deus que se torna dono da vida e da morte. A ressurreição refere-se a glória em que toda a humanidade se associará com Jesus de Nazaré. “Primogênito dentre os mortos” (Cl 1,18), “Que o Deus da paz que, pelo sangue de uma eterna aliança, fez subir dentre os mortos o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus” (Hb 13,20). Cristo rompe com a estadia dos mortos (Sheol) com sua subida gloriosa na ressurreição. Cristo foi exaltado e elevado. Estas expressões não podem estar dissociadas em si mesmas, mas, referem-se a glorificação celeste. Cristo foi exaltado e elevado soberanamente a direita de Deus. O momento da cruz, tornou-se senão, um ato de superação daquilo que fora considerado “negativo” para muitos. A cruz e a ressurreição passaram a estar juntas neste processo de salvação em Jesus Cristo. O ápice do desígnio de cruz está na entrega pelos pecados de toda humanidade. A ressurreição é o ato de justificação de todos os delitos humanos. Assim, temos em conjunto, o mistério da cruz e da ressurreição em Cristo Jesus. O primeiro relato da ressurreição consta em 1Cor 15, 1-5. É Cristo que morre pelos pecados de muitos e ressuscita conforme as escrituras aparecendo a Cefas e depois aos doze. O anuncio pascal se estabelece pela experiência de vida dos discípulos. Cristo se manifesta na história da humanidade, convidando-a a entender o evento pascal como a chave para a história da salvação. A ressurreição de Jesus acontece no terceiro dia. Mas o que quer dizer isso? O numero três se evidencia nos textos bíblicos (sinal de Jonas, o Templo reconstruído em três dias e anúncios da ressurreição de Cristo no terceiro dia). O número três, diz respeito, justamente, não que Jesus ressuscitara dois dias depois, mas num sentido escatológico refere-se a vitória de Deus sobre a morte. Com efeito, assim, como os termos ressurreição e exaltação são próximos, indissociáveis, o mesmo acontece com o termo “vida”. Desta forma, a expressão “ele ressuscitou” ganha outra entonação “ele retomou vida e ele vive, ele é o Vivo”. O termo vida é também citado em outros textos da escritura: “que ele viva e elas o tinham visto” (Mc 16,11), “vós, porém, me vereis vivo, e também vós vivereis” (Jo 14,19), etc. O termo “vida” é a ligação entre a cultura semítica e a grega. O termo “vida” não exclui a semântica do termo ressurreição. Isso se pode evidenciar em Lucas quando diz: “Por que procurais o vivente entre os mortos” em seguida conclui “Ele não está aqui, mas ressuscitou” (Lc 24, 5-6). A vida diz respeito a uma vida no Espírito. Vida Nova em Cristo Jesus. A vida refere-se o desvencilhar do pecado e da corrupção que afasta todo o homem da graça divina. Portanto, a mensagem pascal é a Vida Nova em Cristo em que todo o cristo invoca “Jesus Senhor”, confessando a fé batismal glorificando Deus no mais alo dos céus. Pois, o mistério pascal projeta-se na história da revelação de Deus na humanidade pela pessoa de Jesus como anunciador do Reino e da salvação de todos os homens.


refeência


BONY, P., A Ressurreição de Jesus. São Paulo: Loyola, 2008.

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