domingo, 18 de janeiro de 2009

A origem e a utilização do termo metafísica.

A primeira utilização do termo metafísica foi atribuída a Andronicos de Rhodes que pôs em ordem e publicou os discursos de Aristóteles no primeiro século antes de Cristo. Ele teria dado o título a “escritos depois dos tratados da ciência natural” a certo número de textos dos quais o conteúdo varia muito. A palavra metafísica foi empregada a partir desta expressão;
• O próprio Aristóteles não utilizou o termo metafísica. Ele refere-se a ela como filosofia primeira;
• Santo Tomas rejeita a tese segunda a qual o real é inacessível e ensina a possibilidade de esperar e de conhecer o ser. SER HOMEM e a experiência individual do homem não são aspectos acidentais do ser. Isso porque o homem pode impor significações as coisas. Santo Tomas afirma que a metafísica não é um conhecimento subjetivo da realidade e que ela é independente das experiências que pertencem no mundo. Um tal conhecimento é possível graças a capacidade intelectual de abstrair o universo e o comum das coisas concretas;
• A este ponto é útil perceber que Santo Tomas faz notar várias tomadas que nosso conhecimento pode apreender através dos sentidos. Nosso intelecto percebe, portanto, os dados da experiência sensível, fazendo que haja uma interação entre a matéria e aquilo que é inacessível a mente humana;
• É preciso notar que a metafísica de Santo Tomas não estuda o que é dado objetivo. Mas o ser, que compreende o ser humano em sua medida tem seu alcance ao cosmos. É a realidade concreta do homem que se eleva a uma ordem mais superior;
• SCG III 16, 9 ad 2 “A base del verbo comentó no se construye un argumento que vaya de lo inferior a lo superior, diciendo, por ejemplo: esto ha comentado a ser blanco. Luego ha comentado a ser colorado. Y esto porque el comentar implica existir ahora y no antes. No es posible argüir así: esto antes no era blanco. Luego antes no era colorado. El existir escuetamente es superior al existir como hombre. Por lo que no es lógico hacer esta deducción: Cristo comentó a ser hombre. Luego comentó a existir”.
• O primeiro ponto a sublinhar é que segundo Santo Tomas a metafísica não trat unicamente do mundo imaterial e suprassensível que se situaria depois ou além dos objetos da percepção;
• Santo Tomas sublinha que a metafísica tem como sujeito o ser. Isso significa que a metafísica não se trata de uma categoria particular do ser mas estuda tudo o que existe. Desta forma, Santo Tomas corrige Aristóteles em que afirma que a filosofia primeira que é considerada separada da matéria;
• Santo Tomas nota que o intelecto deve assimilar o real e que isso se produz pelo intermédio de etapas sucessivas da abstração e separação. Neste estado uma forma de separação é posta em relação ao ser das coisas. O que é característica desse conceito é que o intelecto deve assimilar sucessivamente diferentes degraus do ser: de fato a hierarquia do ser é decisiva para a alcançarmos a metafísica;
• SCG I 85, 1 ad 2 ya que esto sería abstraerías de la materia inteligible común. Sin embargo, no es necesario referirlas a esta o a aquella sustancia. Esto equivaldría a abstraerías de la materia inteligible individual”.
• Na existência do ser imaterial nós temos a identificação do ser com a realidade material em que não é necessário reduzi-la. Isso significa que nós adquirimos uma nova compreensão do ser mais profunda e purificada. O ser deixa de ser uma característica puramente material, mas utiliza também considerações que vão além da matéria. Assim, a metafísica quer dizer o que é real sem considerar se o que é ral é material ou não. Este conceito metafísico pressupõe um conhecimento detalhado do ser apoiando até mesmo em considerações sobre a prova da imaterialidade da alma humana. Não obstante nosso primeiro conceito é ainda confuso e precede de outros conceitos;
• Santo Tomas corrige a tese de Aristóteles em que a filosofia primeira não tem como sujeito a metafísica. O que é totalmente novo na maneira do qual Santo Toma afirma cientificamente a metafísica é que, por um lado, ele considera o conhecimento da existência das coisas imateriais como constituinte da condição para entrar na metafísica, sendo que por outro lado, ele sustenta resolutamente que o sujeito da metafísica não se limita ao ser imaterial mas engloba também as coisas materiais (coisas criadas);
• Tem-se a insistência do termo sujeito: graças a este termo, Santo Tomas indica que a metafísica considera o real como nós o encontramos e tal como ele o é em si mesmo. Santo Tomas não se contenta em corrigir Platão e Aristóteles. Eles consideraram o ser sobre um aspecto particular (um ser material). Estes filósofos descobriram a existência de princípios imutáveis e necessários, mas eles não experimentaram a dependência de todas as coisas em Deus;
• SCG I 26, 1 “Aquel argumento prueba que Dios es bienaventurado esencialmente; pero no que la bienaventuranza le corresponde por su esencia, sino más bien por razón del entendimiento”
• Santo Tomas utiliza a metafísica para demonstrar um ser esta em conformidade consigo mesmo tanto quanto ser humano ou ser psíquico). Santo Tomas promove uma ruptura com a tradição dando novos conteúdos para o sentido da metafísica. A metafísica de Santo Tomas torna o real compreensível na sua natureza mais profunda e na sua fonte última;
• Santo Tomas elaborou sua metafísica num clima cristão. Para explicar suas posições fundamentais procurou atribuir a sua metafísica ao processo da Revelação do Senhor. Não obstante fala-se de uma metafísica desenvolvida no contexto da doutrina da fé cristã;
• A metafísica é o estudo das causas ultimas do real. O valor supremo da metafísica reside justamente no fato de que ela procura o ultimo e a mais profunda verdade naquilo que é real. Ela nos dá o alimento do qual nós temos necessidade. Ela pode nos aproximar o mais possível de nossa “morada real”. E nos preparar a um conhecimento novo e superior do “SER PRIMEIRO”;
• A metafísica nos da o conhecimento mais profundo que seja acessível ao homem, da natureza de tudo o que existe. Ela nos faz capazes de conhecer o fim ultimo e o fim de todos os seres e suas atividades;
• Todos os homens procuram a perfeição e a felicidade. Ora, a verdade é a perfeição de nossa intelectualidade. Se a metafísica nos conduz a esta verdade a falta dela é uma ameaça para a vida do homem. Como todo o homem procura o conhecimento e a verdade, é por natureza, orientada pela metafísica, isto é, o homem é um animal metafísico.





TORREL, J. P., Santo Tomás de Aquino. Mestre Espiritual. São Paulo: Loyola, 2008.

ELDERS, L. J. La Métaphysique de Saint Thomas d’Aquin. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1994.

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