domingo, 3 de maio de 2009

5 - Cristo preexistente.

5 - Cristo preexistente.
A preexistência do Filho de Deus, sua natureza divina, e seu papel ativo na criação do mundo, podem ser observados, diretamente, por três testemunhos em 1Tm 1,15, 1Tm 3,16 e 2Cor 2,8.
Supõe-se um modo de existência anterior à encarnação devido à mudança de riqueza do céu contra a pobreza da terra. Outros textos também enriquecem a perspectiva da preexistência em Rm 8,3 e, não obstante em Gl 4,4. Dessa forma, pode-se dizer que O Filho coincide com a origem terrestre. A existência de Jesus precede a toda a necessidade, pois é a semelhança da carne do pecado e, não obstante, a natureza humana o termo da missão.
Cristo é o primogênito de toda a criatura e é, absolutamente, impossível que essa expressão queira dizer: primogênito entre as criaturas, ou seja, somente a primeira criatura, o primeiro ser criado. Cristo o é antes de toda a criatura. Paulo mesmo afirma, dizendo: “Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Col 1,16). Cristo não apenas existia como, mas Ele subsistia sobre a forma de Deus. Isso pode ser conferido em Fl 2,6: “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus”. A forma de Deus não é suplantada na forma limitada (humana), lá, onde ela está ela é eterna . Isso se deve ao fato de que Jesus é ontem hoje e sempre e será pelos séculos dos séculos . Dessa forma, o autor das Epístolas aos Hebreus distingue, na vida de Cristo, três fases: 1) a preexistência eterna do Filho, a aparição histórica sobre a Terra à plenitude dos tempos e a exaltação gloriosa do Cristo ressuscitado. Evidentemente, essas fases se procedem, na mesma pessoa, o Cristo. Pertencem a Cristo os três estados os quais se pode afirmar a eternidade de Cristo que se manifesta, na condição humana, sendo, verdadeiramente, homem e, verdadeiramente, Deus como afirma o Concílio de Calcedônia .
Cristo é preexistente. Essa afirmação tem agravante, quando se contrapõe à possibilidade de os homens também possuírem a preexistência. Haveria, realmente, almas e elas, de fato, se encarnariam? Para Paulo, Cristo é preexistente e faz honra disso, no entanto, que valor teria a preexistência de Cristo se todos também tivessem a preexistência? Muitos justificam a preexistência de Cristo, na concepção de Paulo, de acordo com a contribuição do grego Philon de Alexandria quando este afirma um homem celeste, incorpóreo e um homem terrestre. Esse último foi composto de uma alma. De acordo com essa teoria, o Cristo não seria o segundo Adão para Paulo, mas o primeiro .
Paulo é categórico em excluir a concepção de distinção entre corpo e alma do pensamento grego, quando afirma a ressurreição de Cristo. Cristo ressuscitou de corpo e alma. Condição que para os gregos era inconcebível. Outra circunstância era a condição de sabedoria. Os gregos estavam em busca da sabedoria por eloqüência, enquanto que para Paulo a sabedoria era Cristo . Portanto, a teoria de Philon carece de base e fundamentos, pois Paulo se distancia da concepção grega de corpo e alma.
Portanto, segundo determinações de alguns textos bíblicos, Paulo apresenta a preexistência de Cristo. Os textos de Filipenses, Colossenses, 1Timóteo dão referência a um Cristo já existente. No entanto, resta, a saber, se tais textos correspondem àquilo que Paulo realmente pensava a respeito da preexistência . Isso se deve ao fato de que a carta aos colossenses, a 1Timóteo são considerados deuteropaulinas, ou seja, escritos pelas mãos, não de Paulo, mas de um discípulo ou algum simpatizante de suas idéias. O mesmo acontece com o texto de Filipenses 2,6-11, pois a esse hino afirmam como não ser da autoria de Paulo. Tal consideração não permite afirmar, com certa segurança, a circunstância da preexistência de Cristo.

Nenhum comentário: